Estudo do Nervo Facial e do Reflexo do Piscamento (BLINK)
O que é o exame do Reflexo do Piscamento?
Além dos músculos da face, o nervo facial também inerva os músculos do couro cabeludo e da orelha, do bucinador, platisma, estapédio, estilo-hióideo e ventre posterior do digástrico. Além disso, conduz fibras para as glândulas salivares submandibulares e sublinguais, a glândula lacrimal e as mucosas da cavidade oral e nasal. A sua porção sensitiva é responsável pela sensação do paladar nos dois terços anteriores da língua e sensibilidade geral do tímpano e meato acústico externo.
Durante o estudo do nervo facial realizamos também o estudo do reflexo do piscamento, ou reflexo “blink”. Este reflexo é a representação neurofisiológica do reflexo córneo palpebral, visto ao exame físico. Durante esta etapa, realizamos um estímulo elétrico sobre o nervo supraorbitário, ramo do nervo trigêmeo, que se localiza próximo às sobrancelhas, captamos uma resposta muscular sobre o músculo “orbicularis oculi”, que pertence ao território do nervo facial.
As respostas obtidas são as respostas R1 ipsilaterais, R2 ipsilaterais e R2 contralaterais. Observamos a presença ou ausência dessas respostas, além do tempo que essas respostas levam para chegar ao músculo.
O estudo do nervo facial habitualmente é realizado no contexto da paralisia facial. A neuropatia do facial é a mononeuropatia craniana mais comum, sendo comumente chamada de paralisia de Bell. A paralisia de Bell é induzida na maior parte dos casos por uma inflamação secundária à infecção pelo Herpesvírus tipo 1. Além dos casos pós-infecciosos, o risco de paralisia de Bell também parece ser aumentado em pacientes hipertensos, diabéticos e em mulheres grávidas ou no período de pós-parto precoce. Geralmente acomete um lado da face, e o paciente apresenta dificuldade para fechar os olhos, elevar a sobrancelha e dificuldade para sorrir no lado acometido.
Outras doenças do nervo também podem afetar o nervo facial, como infecção pelo vírus herpes zoster (gerando a síndrome de Ramsay-Hunt), neuropatia hansênica, doença de Lyme, síndrome de Melkersson-Rosenthal, sarcoidose, síndrome de Guillain-Barré, como também alguns tumores, dentre eles o linfoma e o neurinoma do acústico.
Ref.: Preston DC, Shapiro BE. Electromyography and Neuromuscular Disorders. 4th edition. 2021. Kimura J. Electrodiagnosis in diseases of nerve and muscle. Principles and practice. 4th edition. 2013.
“Meu desafio é não apenas realizar um exame, mas fazer uma avaliação completa e humanizada, para ajudar a resolver cada problema individualmente”
Sobre a Dra. Ana Marina
CRM/SP 172.719 – RQE Neurologia 74.196
RQE Neurofisiologia 741.961
- Neurofisiologista assistente da Clínica Dr. Ricardo Ferreira
- Coordenadora do serviço de Eletroneuromiografia da FMABC
- Médica assistente do Ambulatório de Doenças Neuromusculares da FMABC
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica
- Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia
- Fellowship em Neurofisiologia com ênfase em Eletroneuromiografia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – USP
- Fellowship em Doenças Neuromusculares pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – USP
- Residência Médica em neurologia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – USP
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Entre em Contato
Realizo atendimentos na Clínica Dr. Ricardo Ferreira e também realizo exames intra-hospitalares.
- Agende sua Consulta
- (11) 94315-2735
- Venha nos Visitar
- Avenida República do Líbano, 2105 Moema - São Paulo